Saiba porque você precisa de um técnico para fazer manutenção do seu site

Alguns dos motivos porque o seu site precisa de manutenção periódica

  • Conteúdo novo

    A primeira questão que surge é se há conteúdo novo para o site. Se não há um novo conteúdo, você deveria repensar o modo como você vê a internet e mais profundamente os negócios na internet. Pode ser que o seus serviços ou produtos não tenham mudado desde que o site foi construído, mas se o seu cliente entra no site e não encontra uma nova informação ou um novo banner, ele vai sentir que a sua empresa está estagnada. Isso posto, vamos ao ponto seguinte: atualizações de conteúdo podem ser feitas sem problemas por uma pessoa da empresa se o site for construído em um CMS (Content Management System) como o WordPress. O problema aqui é se há a disponibilidade de tempo de uma pessoa que entende como funciona o sistema. Em alguns casos, pode ser interessante contratar as alterações com um desenvolvedor, que as fará mais rapidamente e com mais qualidade, principalmente no caso de atualização de imagens e banners.

  • Backup

    Fazer backup do site frequentemente é uma questão importante. O provedor de web costuma fazer backups frequentes de todas as hospedagens, mas já encontrei casos em que o backup do provedor falhou. Outra questão é se você conseguirá restaurar este backup, se o seu site for invadido por hackers ou se o provedor perder o seu dados. Neste caso se um Desenvolvedor está envolvido no processo, ele poderá colocar o seu site no ar novamente sem perda de tempo.

  • Atualizações do sistema CMS (quando usado)

    Todo CMS está em constante desenvolvimento, sendo necessário atualizar o sistema e os plugins usados. Estas atualizações garantem que o sistema não apresentará falhas de segurança e atualiza as tecnologias usadas. Eventualmente estas atualizações podem deixar obsoletas tecnologias usadas na criação do seu site. Aqui você sempre terá um problema, se atualizar o seu site pode vir a ter falhas, se não atualizar, pode ter problemas com segurança.

  • Atualizações tecnológicas do site

    Os computadores estão em constante evolução e junto com eles os sistemas operacionais, sem falar dos celulares e tablets. Com as atualizações tecnológicas dos navegadores novas tecnologia podem ser usadas e outras se tornam obsoletas. Um contrato de manutenção que cubra atualizações tecnológicas pode estender a vida do seu site em mais um ou dois anos. Isso sem falar na questão de manter o site compatível com os CMSs atualizados.

  • Medição e melhora do tráfego

    Hoje em dia é possível medir não apenas quantas pessoas visitam o seu site, mas também se são novos visitantes, que tipo de navegador usam, onde estão, de onde vieram e o que fizeram no seu site. Estas informações podem ser valiosas para entender o público que acessa o seu site e melhorar o seu relacionamento com ele. O contrato de manutenção pode incluir o envio destas informações para a sua caixa de entrada sem que você tenha que buscá-las. Pode incluir, inclusive sugestões de como melhorar o conteúdo do site e a visibilidade para o público que realmente interessa.

Estes são alguns dos pontos que achei importante avaliar, mas se você quiser comentar ou sugerir novos pontos para análise, fique à vontade para comentar no formulário abaixo.

Conheça o nosso serviço de design e redesign de sites

Comentários encerrados.

Para o topo