5 motivos para fazer manutenção de sites

Alguns dos motivos porque o seu site precisa de manutenção periódica

manutenção de sites

São diversos os motivos para que você contrate de um plano regular de manutenção de sites. Um site, assim como um carro, precisa de manutenção constante para evitar problemas mais sérios no futuro. Um site fora do ar pode custar muito dinheiro em negócios que deixam de ser fechados e até resultar em perda de clientes.

Listamos os 5 principais motivos para fazer manutenção frequente do seu site.

1. Conteúdo novo

A primeira questão que surge é incluir novo conteúdo no o site. Se não há um novo conteúdo, você deveria repensar o modo como você vê a internet e mais profundamente os negócios na internet. Pode ser que o seus serviços ou produtos não tenham mudado desde que o site foi construído, mas se o seu cliente entra no site e não encontra uma nova informação ou um novo banner, ele vai sentir que a sua empresa está estagnada.

Isso posto, vamos ao ponto seguinte: atualizações de conteúdo podem ser feitas, sem problemas, por uma pessoa da empresa se o site for construído em um CMS (Content Management System) como o WordPress. O problema aqui é se há a disponibilidade de tempo de uma pessoa que entende como funciona o sistema. Em alguns casos, pode ser interessante contratar as alterações dentro de um plano de manutenção de sites. Um programados as fará mais rapidamente e com mais qualidade, principalmente no caso de atualização de imagens e banners.

2. Segurança e Backup

Fazer backup do site frequentemente é uma questão de segurança. E não basta manter o backup no próprio servidor, ele precisa ser mantido em um local seguro na nuvem.

O provedor de hospedagem costuma fazer backups frequentes de todas os arquivos, no entanto são backups únicos e são sobrepostos praticamente todos os dias. Se você demorar um pouco mais para detectar o problema, o backup do provedor já vai conter uma cópia com o mesmo problema.

Contratando um plano de manutenção de sites, o programador vai cuidar de criar rotinas de backup e salvar este backup em uma plataforma segura, como o Amazon S3.

No caso de o seu site sofrer uma invasão por hackers ou se o provedor perder o seu dados, o programador pode recuperar o site rapidamente. Caso o site não tenha um backup, na maioria dos casos ele vai ter que ser desenvolvido novamente do zero. Todos os textos, imagens e outros conteúdos se predem.

3. Atualizações do sistema CMS

Todo CMS está em constante desenvolvimento, sendo necessário atualizar o sistema e os plugins usados. Estas atualizações garantem que o sistema não apresentará falhas de segurança além de atualizar as tecnologias usadas.

Eventualmente estas atualizações podem deixar obsoletas tecnologias usadas no momento de criação do seu site. Muitos plugins são desenvolvidos por pessoas que em um determinado momento deixam de lado este trabalho. Neste caso você precisa localizar um plugin que faca o mesmo trabalho e seja mais confiável.

Com um plano de manutenção de sites você terá um programador saberá localizar o melhor plugin e fazer a substituição sem problemas.

4. Atualizações tecnológicas do site

Os computadores estão em constante evolução e junto com eles os sistemas operacionais, sem falar dos celulares e tablets. Com as atualizações tecnológicas dos navegadores novas tecnologia podem ser usadas e outras se tornam obsoletas.

Um contrato de manutenção de sites que cubra atualizações tecnológicas pode estender a vida do seu site em mais um ou dois anos. Mudanças no tema podem ser feitas para incorporar novas tecnologias e melhorar a velocidade de carregamento do seu site, por exemplo.

5. Melhora do tráfego

Revisões de SEO frequentes, implementação de sistemas de cache e conversão das imagens para formatos mais modernos são alguns dos itens que podem ser feitos para acelerar o carregamento do seu site.

Com um carregamento mais rápido ele vai permitir que o servidor responda a mais clientes simultâneos, isso sem falar no maior benefício: um site mais rápido vai te posicionar melhor nas pesquisas do Google.

Com um plano de manutenção de sites você vai ter um programador envolvido todos os meses com a revisão de diversos itens que podem ajudar muito no seu marketing digital.

 

Entre em contato conosco para solicitar uma proposta de contrato de manutenção de sites.

Comentários encerrados.

Para o topo






    Estou de acordo com as Políticas de Privacidade do site (link abaixo do formulário)

    Ao enviar este formulário você concorda com a Política de Privacidade do site, onde descrevemos como são tratados os dados enviados.