O seu site precisa de redesign?

Infelizmente um site não dura a vida toda, é necessário que ele seja refeito de tempos em tempos. Não existe uma frequência ideal para isso, mas diversos fatores podem contribuir para a tomada de decisão.

Para facilitar o processo, escrevi sobre os pontos mais importantes que se deve levar em conta e qual peso você deve dar a ele.

Cabe lembrar que o redesign não se restringe apenas à parte estética do site, mas também à tecnologia de construção, à estrutura de informação e até ao conteúdo.

Conteúdo que não reflete a empresa ou os serviços/produtos

Um redesign do site é obrigatório se uma grande mudança ocorreu na empresa. Eu costumo dizer que as mudanças internas devem se refletir externamente. Se a empresa teve alguma mudança de direção, de tamanho ou mesmo de local, isso deve se refletir no site, mesmo que os serviços/produtos não tenham mudado. Se apenas os serviços/produtos se modificam, é o caso de uma manutenção simples, que deve ser feita com periodicidade.

Estrutura de código antiga

Apesar de ser bem técnico e difícil de avaliar, há um indicador que mostra claramente se o seu site deve ganhar um redesign. O uso de tabelas para formatar o layout de páginas foi abandonado por volta de 2007, mas muitos ainda se apoiavam na tecnologia e ainda hoje se encontram sites construídos assim. A forma de saber é ver o código fonte. Todos os navegadores tem um menu que mostra o código fonte. Ele deve começar com <html> ou <HTML>. Faça uma busca no documento pela tag <table (sem fechar a chave) se encontrar uma quantidade muito grande definitivamente a tecnologia usada está desatualizada. Por outro lado, mesmo que o seu site não tenha tabelas, a tecnologia evoluiu muito nos últimos 2 anos e muitos sites podem se beneficiar de novas tecnologias.

Uso de Flash

Se o flash foi usado como tecnologia básica, o redesign do site é obrigatório. Um site inteiramente em flash é uma caixa preta para o google. ele não consegue ler o conteúdo e muito menos levar o cliente que faz uma pesquisa a uma página específica sobre o assunto. Se o seu site tem um cabeçalho em flash, você também tem um problema, pois os menús também não poderão ser lidos. Se forem apenas animações que acontecem na home o problema é menor, mas deve-se garantir que estas animações tenham fallback em imagens. Do contrário o usuário que não visualiza flash vai ficar com áreas cegas no site.

Data no Copyright

Mais precisamente, a data em que o site foi construído. Se o seu site tem uma data anterior a 2011 existem grandes indicadores que ele deve ser sofrer um redesign. A primeira questão é saber se ele recebe manutenção técnica e de conteúdo. Se ele recebe e tem o conteúdo renovado frequentemente, a única razão para o redesign é estética, ou seja modernizar a imagem da empresa. Atualmente todo negócio tem que se modernizar, rever os seus serviços/produtos e sempre estar atento às mudanças do mercado. O redesign mostra ao cliente que estas mudanças acontecem e que você se preocupa com um bom atendimento. Se não houve manutenção por pelo menos um ano, o redesign do site é obrigatório.

Design Responsivo ou “o seu site pode ser lido em um celular?”

Os dispositivos móveis (smartphones e tablets) são cada vez mais presentes e sem dúvida serão o futuro da computação para a maioria das pessoas. O design responsivo permite que o seu site seja totalmente redimensionado conforme a tela do dispositivo de leitura. Cada vez mais as pessoas usam o celular para acessar a internet de modo que todo site desenvolvido atualmente deve ser construído com esta tecnologia. O conceito de que os usuários mobile devem ter um outro site também caiu por terra. Com as novas tecnologias de banda larga em celulares não é mais necessário reduzir e simplificar tanto o design e principalmente o conteúdo, muito pelo contrário, o usuário quer ver no smatphone o mesmo conteúdo e experiência que viu no computador.

Se você quiser contribuir com novos itens para esta reflexão ou expressar o que pensa, use o formulário abaixo. Se precisar de uma opinião sobre o código e conteúdo do seu site, contate-nos pelo formulário do site que enviaremos um relatório sobre o seu site avaliando cada um dos pontos anteriores.

Conheça o nosso serviço de design e redesign de sites

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o topo